ALGUMA INTELIGÊNCIA

Cultura geral: filosofia, ciência e artes.

Livros

Terra Firme : a presença do cotidiano

Por que escrever o primeiro livro aos 47 anos? Na verdade, faz algumas décadas que venho pensando em escrever, mas faltavam algumas coisas a fazer: ter vivido o suficiente para ter algum discernimento e experiência na vida; ter tempo para coletar e escolher as histórias que seriam contadas; tempo de leitura dos grandes mestres da literatura; tempo para estudar gramática e tempo para aprender algumas técnicas de escrita.
Bem, passadas algumas etapas, estava na hora de escrever e publicar o primeiro livro. Estão escolhi as histórias, algumas impressões que gostaria de relatar e comecei a escrever e reescrever. Depois alguns meses de revisão, escrita e reescrita novamente, e finalmente o livro ficou pronto. As histórias e impressões relatadas no livro Terra Firme, foram inspiradas em acontecimentos reais que se passaram no bairro da Terra Firme em Belém do Pará e foram livremente adaptadas.
A vontade de narrar acontecimentos que me impressionaram de alguma forma vem fundamentalmente de uma certa sensação que me acompanha desde a infância: o sentimento de que na verdade a existência em si mesma é extraordinária. O cotidiano, a familiaridade do dia a dia, certamente foi uma forma que Deus encontrou de tranquilizar o espírito humano para que possamos viver o insólito como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Desejo que a leitura destes escritos lhes lembre, de alguma forma, o quanto é insólita a existência.

Deixe um comentário